O abate Halal

Halal em árabe significa “legal” ou “permitido”, termo usado para descrever aquilo que é autorizado pelas Leis de Allah (Deus), entre elas relacionadas a alimentação. Seguindo os preceitos do Alcorão e da Sunnah – que são os ensinamentos do Profeta Muhammad “que a paz e as bençãos de Deus esteja com ele”- o Abate Halal visa o bem estar do animal e preza a boa qualidade do alimento.

Animais considerados Halal são aqueles em que sua espécie é lícita para o consumo de acordo com o Alcorão, dentre elas as vacas, cabras, camelos, ovelhas, patos, frangos, entre outros. Devem ser abatidos somente animais saudáveis, aprovados pelas autoridades sanitárias e que estejam em perfeitas condições físicas.

Existe um processo a ser seguido conforme as exigências das Embaixadas dos Países Islâmicos, onde o animal abatido deve ser dirigido para Qibla, e a frase “Em nome de Allah, o mais bondoso, o mais Misericordioso” deve ser dita antes do abate, sendo esse executado por um muçulmano mentalmente sadio, conhecedor dos fundamentos do abate de animais no Islam. Também existem equipamento e utensílios próprios para o Abate Halal e devem ser sempre utilizados para resultar em um abate lícito. A faca utilizada deve ser bem afiada, permitindo uma sangria única que minimiza o sofrimento do animal; o corte deve atingir a traqueia, o esôfago, artérias e a veia jugular, para que todo o sangue do animal seja escoado e o animal morra sem sofrimento.

As espécies que não são consideradas Halal, foram proibidas não apenas como forma de observância da obediência a Deus, mas também por serem animais que causam mal a saúde e ao bem estar humano. São conhecidas como as espécies Haram.

O preparo e o abate de forma Halal em um anima de origem Haram –  como carne de porco e seus derivados, cachorros, gatos, lobos, hienas, aves de rapina; assim como a carniça e o sangue de animais sacrificados em nome de outras divindades – não faz com que seu consumo se torne lícito. Assim como adicionar um elemento Haram ao alimento Halal faz com que o mesmo se torne Haram por inteiro.