Não é preciso dizer que a indústria de cosméticos está crescendo mais rápido do que nunca. De acordo com o Business Insider esses fatores de crescimento são atribuidos à oferta de “alternativas sustentáveis” para o mercado. Quando avaliadas de perto, as alternativas sustentáveis atendem aos consumidores conscientes da saúde, os quais procuram produtos livres de toxinas e outros ingredientes prejudiciais.
Unhas lindas e aplicação perfeita de maquiagem são práticas de beleza antigas e um padrão para muitas mulheres no mundo moderno. Conforme estudo recente do Rising Consumers Market Research sobre cosméticos, durante a pandemia de COVID-19, revelou o poder de permanência deste padrão de consumo mesmo durante este período.
Quando questionadas sobre os cosméticos mais essenciais para comprar e usar durante a pandemia, 62% das consumidoras responderam “bálsamo labial e batom”.
Sendo assim, vamos dar uma olhada em 4 razões principais pelas quais a certificação Halal para cosméticos é importante nessa indústria:
1 – Poder de compra muçulmano no mercado
Devido ao rigoroso processo de revisão para que os produtos cosméticos recebam a certificação Halal, os compradores conscientes têm uma camada adicional de tranquilidade. Com a disseminação de plataformas como YouTube, Instagram e outras, influenciadores de mídia social atingem um mercado cada vez mais amplo, e é preciso considerar a parcela de compradores muçulmanos no mercado de beleza atual, já que esses consumidores e influenciadores muçulmanos estão criando e postando suas dicas de maquiagem em suas redes, também. De acordo com a Wunderman Thompson, os gastos globais dos muçulmanos em cosméticos chegaram a US$ 213 bilhões até 2021. Este mercado não pode ser ignorado.
2 – A ascensão do comprador consciente de valor
O poder de compra, juntamente com um produto certificado como o Halal, resulta em um comprador mais confiante. Como existe uma população emergente de consumidores muçulmanos que são conscientes de seus valores e ética, eles certamente buscarão produtos alinhados com suas crenças. Pode ser demorado para o comprador comum ler todos os ingredientes em cada produto para saber se é seguro e livre de substâncias nocivas. É ainda mais difícil selecionar produtos como cosméticos, pois a maioria deles não lista diretamente todos os ingredientes em sua embalagem. O selo Halal facilita tudo isso.
3 – Cultura Popular
Embora o “dólar muçulmano” (ou seja, o dinheiro que as empresas captam comercializando produtos para essa parcela da população) exija atenção em todos os setores, devemos também olhar para o comprador não muçulmano. Como o Islã é tão difundido e está constantemente se expandindo, por padrão, você tem uma ampla população de pessoas que entendem os benefícios de produtos Halal. As pessoas entendem que um produto Halal significa um produto de alta qualidade, confiável. Desde a moda até as músicas mais populares, os não muçulmanos disseminam a cultura islâmica.
A Nike oferece um Pro Hijab para atletas muçulmanas e celebridades não muçulmanas como Beyoncé e Angelina Jolie tiraram fotos com o hijab em ações de solidariedade, por exemplo. Grandes lojas de departamento como Ikea e H&M oferecem coleções de Ramadan. Designers de moda de alto padrão, como Dolce e Gabbana, lançam coleções de abayas e modelos e influenciadores que usam hijab mantêm seguidores online leais. Isso nos diz que o Halal é um aspecto conhecido, respeitado e confiável da cultura popular, tanto para muçulmanos como para não-muçulmanos. O elemento da cultura popular muitas vezes dita o que o mercado deseja.
4 – Confiança
Para aqueles que procuram uma abordagem mais holística para os cosméticos que compram, o Halal solidifica o fator de confiança. Nos seus produtos comuns do dia a dia, existem múltiplos derivados de vários animais. Existem diferentes tipos de gorduras, tecidos, cabelos, sangue e subprodutos de sangue que o comprador médio não está ciente. Elementos como este não são Halal.
Clientes podem se beneficiar simplesmente procurando o selo Halal em seus produtos, e no caso dos cosméticos, muitos produtos, desde esmaltes até batons e tinturas de cabelo, já estão colhendo os benefícios do Halal, conquistando um público seleto.
Embora algumas tendências de cosméticos venham e vão, a certificação Halal é algo que vai se perpetuar, por se tratar também de uma forma de comunicar a confiança dos produtos.
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Fonte: halaltimes.com