O islamismo é a religião que mais cresce no mundo. Hoje já existe cerca de 1,8 bilhão de muçulmanos que, portanto, podem consumir apenas produtos com a certificação Halal. Por isso, se você possui uma empresa e acredita que os seus produtos poderiam ser exportados para os países islâmicos, precisa saber mais sobre ela.
Para ajudar você a entender esse conceito e como a sua empresa pode obter a certificação Halal, preparamos este artigo. Confira!
O que é certificação Halal?
Primeiramente, é importante entender o conceito Halal. Esse termo significa permitido ou lícito e consiste em um padrão ético e moral de ações lícitas em vários âmbitos, baseando-se em princípios e valores que beneficiam a humanidade.
No âmbito empresarial, é utilizado para designar os processos de produção, armazenamento e venda de produtos em conformidade com as regras do Islã, aplicando-se também aos serviços.
A certificação Halal é o processo em que uma organização islâmica reconhecida certifica a aptidão das empresas em utilizar procedimentos específicos e matérias-primas autorizadas, tornando os seus produtos permitidos ao consumo de muçulmanos.
Já o certificado Halal é o documento emitido por uma instituição certificadora que atesta que a empresa segue os critérios determinados pela Jurisprudência Islâmica (Sharia) para a produção de seus itens, sendo exigido para a exportação de produtos a países islâmicos.
Trata-se do mecanismo único que possibilita ao consumidor muçulmano saber se pode consumir determinado produto, sendo, portanto, a garantia de que ele é lícito e produzido da forma correta, conforme as orientações da lei islâmica.
Por que é importante obtê-la?
Quando seus produtos têm o certificado Halal, significa que podem ser consumidos por mais de 1,8 bilhão de pessoas ao redor do mundo que não poderiam consumi-los anteriormente. Isso abre portas para a exportação aos países que exigem esse selo, gerando novas oportunidades para o seu negócio.
Ademais, essa certificação agrega valor à imagem dos produtos e empresas certificadas, o que possibilita a fidelização de um público consumidor que adquire produtos obrigatoriamente Halal.
Além disso, possibilita conquistar outros públicos que valorizam práticas como a utilização equilibrada dos recursos naturais e a preocupação socioambiental, ambas presentes nas organizações que adotam esse conceito.
Por isso, se você deseja expandir e internacionalizar a atuação de sua empresa, além de agregar valor aos seus produtos, a certificação Halal é o que você precisa. Tem dúvidas sobre como consegui-la? Continue a leitura e saiba mais.
Como obter seu certificado Halal?
Para obter a certificação Halal, é necessário buscar uma instituição certificadora — mas é fundamental que ela seja reconhecida mundialmente. Isso porque, com a globalização crescente e os requisitos impostos por governos islâmicos, é fundamental contar com um certificado válido no mundo todo.
É importante avaliar o nível de reconhecimento mundial da instituição antes de fazer a sua solicitação, buscando saber dos órgãos responsáveis de cada país islâmico quais certificadoras são reconhecidas.
Depois de encontrar a melhor instituição certificadora, é preciso entrar em contato para saber como funciona todo o processo e formalizar a sua solicitação. Em seguida, será preciso passar por uma avaliação documental, seguida de auditorias e análises que verificarão as matérias-primas utilizadas em seus produtos e seus procedimentos de fabricação.
Os auditores da certificadora avaliam se as informações foram fornecidas com transparência e analisam a conduta comercial da empresa. Se houver a utilização de ingredientes de origem animal, seu abate deve ser feito da forma correta, seguindo procedimentos específicos. Também é verificado o fato de a empresa destinar parte de seus lucros em prol do meio ambiente e da humanidade.
Ao final de todo o processo, o Comitê de Certificação avaliará todas as informações e, após a aprovação, será emitido um certificado — e você poderá começar a exportar seus produtos para novos países, aumentando a sua competitividade e lucratividade.
A certificação Halal atesta que todo o processo de produção é feito conforme as exigências da lei islâmica, sendo obrigatória para a comercialização em países islâmicos. Se você deseja expandir a atuação de sua empresa por meio da exportação e agregar valor aos seus produtos, é hora de começar a considerar a possibilidade de obter o seu certificado.Agora que você já compreendeu o que é a certificação Halal e como a sua empresa pode obtê-la, convidamos você a conhecer de forma detalhada o seu processo de emissão.