Muitas pessoas pensam que o conceito Halal se limita a questões como o abate correto de animais e o uso de insumos permitidos pela lei islâmica. No entanto, essa concepção é equivocada, tendo em vista que esse termo é bem mais abrangente. Os produtos Halal envolvem uma série de mecanismos que visam contribuir para a saúde e promover o bem-estar da humanidade.
Se você deseja se aprofundar no assunto, está no lugar certo. Boa leitura!
Entenda o conceito Halal
Antes de tudo, é importante compreender o significado desse termo. Halal significa lícito, autorizado, ou seja, permitido ao consumo humano. Muito mais do que um simples conceito, é considerado, na religião islâmica, um código ético e moral, que reforça valores, incluindo regras de conduta, comportamentos e alimentação.
Dessa forma, o segmento Halal inclui diversas categorias, como produtos químicos, farmacêuticos, cosméticos e até mesmo diferentes tipos de serviço, tais como turismo, logística e hotelaria.
Conheça os diferenciais dos produtos Halal
Os produtos Halal são aqueles que utilizam matérias-primas, insumos e auxiliares de processo 100% Halal, ou seja, totalmente lícitos. Eles não podem conter álcool ou componentes de origem suína. Além disso, não afetam a saúde humana e seus processos de produção são realizados com transparência.
Saiba mais sobre os benefícios dos produtos e empresas com a certificação.
1. Responsabilidade socioambiental
Empresas que adotam o conceito Halal fabricam seus produtos manejando de forma equilibrada os recursos naturais e o solo, respeitando, inclusive, os níveis permitidos de agrotóxicos. Além disso, valorizam a preservação do meio ambiente.
No âmbito social, destaca-se a promoção de ações sociais para auxiliar pessoas carentes e a destinação de recursos em prol da humanidade.
2. Saúde alimentar
Os produtos Halal seguem rígidas normas de qualidade em sua fabricação, a fim de que não sejam prejudiciais à saúde humana. Além disso, sua composição é livre de insumos que possam oferecer riscos, como intoxicantes e impurezas.
3. Ética
Halal é a base de tudo o que é ético e correto, não somente na alimentação, mas na conduta, na justiça e em vários outros aspectos. Por isso, as empresas que adotam esse conceito praticam uma conduta comercial justa ao negociar e adotam várias outras boas práticas em seus processos.
4. Respeito aos animais
Quando falamos em produtos Halal de origem animal, é possível ter a certeza de que o abate utilizou o método correto, seguindo procedimentos que garantem que não haja sofrimento durante o processo.
5. Qualidade
As indústrias que obtêm a certificação Halal passam pela implantação de diferentes padrões e normas do que diz respeito ao controle de qualidade. São parâmetros muito mais rigorosos do que aqueles adotados por outras empresas, o que garante produtos totalmente seguros para o consumo.
Os produtos Halal seguem rígidas normas que garantem sua confiabilidade, qualidade e segurança. Muito mais do que simples restrições com relação a insumos, essas regras implicam ações e processos que garantam a preservação dos recursos naturais e o bem-estar dos consumidores. É por isso que fabricantes com a certificação Halal têm conquistado cada vez mais clientes não muçulmanos em todo o mundo.Agora que você já conhece os principais benefícios dos produtos Halal, o que acha de continuar em nosso blog para ler nossos conteúdos exclusivos e novidades?