Quatro dicas para o Ramadan 2023

O Ramadan 2023 já começou, conheça algumas dicas para aproveitar melhor esse mês sagrado.

De acordo com o calendário islâmico (lunar), o Ramadan é o mês mais sagrado e reverenciado pelos muçulmanos. Os muçulmanos acreditam que foi durante este abençoado mês que o Profeta Muhammad (que a paz de Deus esteja com ele) recebeu a mensagem divina por intermédio do anjo Gabriel, quando ele veio à terra.

A vida moderna se tornou tão caótica e desorganizada que, por vezes, perdemos de vista os costumes de nosso Profeta (que a paz esteja com ele), inclusive os costumes durante este mês abençoado. Aqui listamos algumas dicas para o Ramadan a serem lembradas para que você esteja com mente, coração e espírito alinhados à este período especial e, acima de tudo, busque a satisfação de Allah.

1- Ore no Ramadan 2023

Aqui, não estamos falando sobre as orações obrigatórias. Se você deixou para trás alguma de suas orações obrigatórias nos últimos dois anos, agora é sua chance de fazê-las. Se sua contagem de orações estiver correta, você deve aproveitar esta oportunidade para realizar o Nawafil. Os benefícios de fazer Nawafil são diversos, e se você começá-lo regularmente neste Ramadan, será muito mais fácil seguir firme durante todo o período!

 

2- Nunca perca o Suhur

O Suhur é a primeira refeição que se recomenda antes do alvorecer, sendo uma das refeições mais importantes para que você possa começar bem o seu dia. Uma refeição Suhur bem balanceada não apenas nutre seu corpo, como também fornece todos os nutrientes que você precisa para ser produtivo ao longo do dia.

Coma uma refeição saudável e beba bastante água, amenizando a fome ou a sede durante o jejum. Configure um alarme ou peça a um familiar para acordá-lo, garantindo que o Suhur seja realizado na hora correta, antes do alvorecer.

 

3- Durma o suficiente

O ciclo de sono é impactado durante o Ramadan devido às tentativas de ficar acordado para o Suhur, somadas às atividades até o Iftar. Seu padrão de sono acaba sendo interrompido por essas mudanças durante o período do Ramadan, e a privação de sono pode resultar em enxaquecas.

Por esse motivo, estabelecer e manter um horário de sono é essencial para manter a saúde em dia e a prática de atividades físicas durante o Ramadan. Maneiras simples de fazer isso incluem tirar cochilos curtos antes do almoço ou ao meio-dia, limitar o tempo de tela a duas horas antes de dormir e evitar refeições pesadas tarde da noite.

 

4- Coma Porções Leves

O desejo de comer em grandes quantidades durante o Iftar é comum de acontecer, devido ao grande período sem se alimentar. No entanto, isso apenas aumenta a tensão e o estresse no trato digestivo, que precisa trabalhar mais quando a ingestão excessiva acontece, resultando em problemas como dor de estômago, indigestão e desconforto.

Você não precisa aumentar o tamanho das porções para compensar as refeições perdidas durante o jejum. É aconselhável fazer refeições saudáveis ​​e manter a porção habitual.

Isso ajudará a evitar um pico nos níveis de glicose no sangue e garantirá que você consuma apenas o que seu corpo precisa. Também é aconselhável comer seu Iftar de forma mais lenta. Servir seu Iftar em duas porções é uma maneira fácil de fazer isso:

Exemplo:

-Tâmaras, água e suco para um leve Iftar ao pôr do Sol.
-Um Iftar completo após as orações do Maghrib, com alimentos ricos em proteínas, carboidratos, fibras, minerais e vitaminas.

 

Observações finais

O Ramadan é um momento maravilhoso para espiritualidade, introspecção e conexão com Allah SWT, bem como com nossos entes queridos, amigos próximos e a comunidade muçulmana em geral. Embora seja difícil jejuar todos os dias, durante o período de um mês, as recompensas e bençãos são muitas.

Portanto, sempre que você se sentir cansado, com sede ou com fome durante o jejum, lembre-se de que está jejuando por causa de Allah SWT. Com essas dicas de jejum do Ramadan, prepare-se para enfrentar as dificuldades típicas desse período, aproveitando ao máximo as semanas sagradas e abençoadas.

Desejamos a todos um feliz Ramadan!

Saiba mais sobre a CDIAL Halal.

Fonte: Halal Times