Centro para o Idioma Árabe e CDIAL promovem exposição árabe na USP

São Paulo, outubro de 2019 – Nos dias 22 e 23 de outubro, o Centro Internacional Rei Abdullah Bin Abdul Aziz para o Idioma Árabe e o CDIAL (Centro de Divulgação do Islam para América Latina) promoveram uma exposição sobre o idioma árabe no Brasil, na USP (Universidade de São Paulo).
A mostra contou com a presença de alunos, professores e admiradores da cultura do Oriente Médio, que puderam contemplar os livros em idioma árabe expostos no espaço da universidade, e de representantes do CDIAL, como o fundador Ahmad Ali Saifi e o diretor Ziad Saifi. Também participaram da exposição o embaixador da Arábia Saudita, Ali Bahitham, o representante do Ministério dos Assuntos Islâmicos da Arábia Saudita, Mohammed Saleh Alnafisah, o secretário-geral do Centro Internacional Rei Abdullah bin Abdul Aziz do Idioma Árabe, dr. Mahmoud Saleh, e dr. Amin Alshangiti, da Universidade Islâmica de Medina.
Para Ziad, eventos como esse aproximam o Brasil dos países árabes, principalmente, no que diz respeito à cultura. “Essas exposições colocam brasileiros e árabes no mesmo lugar de convivência. Isso é muito importante para quebrar paradigmas culturais que envolvem o idioma, crenças, entre outras questões.”
Ontem à noite (24/10), foi oferecido um jantar de encerramento no Hotel Pullman Ibirapuera, em São Paulo. Na ocasião, estiveram presentes autoridades políticas do Brasil e de países árabes, do CDIAL e do Centro Internacional Rei Abdullah Bin Abdul Aziz para o Idioma Árabe.
A língua
Árabe é o idioma oficial de países islâmicos, como Arábia Saudita, Líbano, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e outros. O seu sistema de escrita, chamado Abjad, é feito da direita para a esquerda, além de ser composto por símbolos que representam, cada um, uma consoante. Foi o primeiro “alfabeto” desenvolvido no mundo.
Mais informações:
LN Comunicação
Lucia Nunes – diretora e jornalista responsável
Natielly Santos – auxiliar de comunicação
55 11 3458.7724 / 99968.4105 [email protected]