Cosméticos Halal: o que são e por que investir

Existem diferentes tipos de produtos e serviços que podem obter a certificação Halal. Mas você sabia que existem cosméticos Halal? Esses itens precisam conter alguns atributos específicos, para que sejam considerados lícitos para o consumo muçulmano.

Continue a leitura e saiba mais sobre esses produtos e por que você deve começar a investir nesse mercado para expandir a atuação de sua empresa e explorar novos mercados.

O que é Halal?

Antes de tudo, é importante entender o significado desse termo. Halal é uma palavra em árabe que significa lícito, autorizado, ou seja, permitido ao consumo humano.

Muito mais do que um simples conceito, é considerado, na religião islâmica, um código ético e moral, que reforça valores, incluindo regras de conduta, comportamentos, alimentação, bens de consumo e serviços. O segmento Halal engloba diversas categorias, como produtos químicos, farmacêuticos e os cosméticos, dos quais falaremos adiante.

O que são cosméticos Halal?

Os cosméticos com a certificação Halal são produtos que não contêm componentes proibidos (Haram), como o álcool e os ingredientes de origem animal ilícitos.

Várias substâncias podem ser problemáticas para os consumidores muçulmanos que desejam selecionar cosméticos apropriados com base nos preceitos da lei islâmica. Alguns exemplos são o colágeno, a elastina, a gordura animal, entre outros. A proibição se estende até mesmo aos testes em animais.

O principal foco desses produtos é a comunidade islâmica. Contudo, devido à sua formulação mais natural, que minimiza os impactos nos ecossistemas e beneficia diferentes perfis de consumidores, eles têm se tornado uma tendência no setor de cosméticos, sendo bem aceitos em diversos segmentos.

Para as indústrias que desejam exportar os seus produtos para o Oriente Médio ou para países do sul da Ásia (como Malásia, Índia e Paquistão), a certificação Halal é imprescindível.

Por que investir nesse mercado?

Há alguns anos, o mercado de cosméticos Halal atraía poucas empresas. Mas, ultimamente, tem crescido a passos largos em todo o mundo, atraindo cada vez mais a atenção de empresas de cosméticos de diferentes portes. Estima-se que, em 2021, o comércio desses produtos movimentará cerca de 81 bilhões de dólares — 25 bilhões a mais do que em 2015, de acordo com pesquisa da Thomson Reuters.

Um fato relevante ocorreu em setembro de 2014, quando foi aprovado um projeto de lei na Indonésia — após mais de dez anos de debates — que exigiu que todos os produtos de higiene pessoal comercializados lá tivessem, até este ano, a certificação Halal. Desde então, o segmento cresceu consideravelmente no país.

O mercado de cosméticos Halal tende a crescer, especialmente, devido ao fato de que os consumidores estão mais conscientes e buscam cada vez mais produtos com formulação natural, que não prejudiquem o meio ambiente e a vida animal. Por isso, se a sua empresa fabrica esses itens e deseja expandir sua atuação, é hora de começar a considerar a obtenção da certificação Halal para ampliar as suas possibilidades de exportação.Agora que você já sabe mais sobre os cosméticos Halal, aproveite para conhecer outras categorias que podem obter a certificação.